Alimentos funcionais

Alimentos funcionais

Po Aline Rodrigues, nutricionista*
aline.rodrigues@bemleve.com.br


O que são Alimentos Funcionais?

De acordo com a nutrição, alimento funcional é todo alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte de uma dieta usual, produza efeitos benéficos à saúde devendo ser seguro para o consumo sem supervisão médica.

Os principais alimentos funcionais são:

Soja e derivados de soja: são as isoflavonas que têm ação estrogênica, reduzem sintomas menopausa e anticâncer.

Peixes como, sardinha, arenque, atum, salmão, anchova: são anti-inflamatórios, reduzem as taxas de LDL.
Tomate, goiaba vermelha, melancia, pimentão vermelho: possuem licopeno (reduzem níveis de colesterol e o risco de câncer de próstata), além de serem antioxidante.


Óleos de linhaça, óleo de soja, nozes e amêndoas: estimulam o sistema imunológico e têm ação anti-inflamatória.

Chá verde, cereais, mirtilo, uva roxa e vinho tinto: reduzem certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e possuem ação anti-inflamatória.

Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja: possuem flavonóides, atividades anticâncer, vasodilatadora, anti-inflamatória e anti-oxidante.

Linhaça, noz moscada: têm ação de inibir tumores e possuem lignanas.

Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo; leguminosas, como soja, feijão, ervilha; hortaliças com talos e frutas com casca: são as fibras solúveis e insolúveis. Reduzem o risco de câncer de cólon, melhoram funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento daobesidade, pois dão maior saciedade.

Leites fermentados, iogurtes e outros produtos lácteos fermentados: são os probióticos – bífidobacterias e lactobacilos. Favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon.

Hoje em dia, tem se estudado muito sobre alimentos funcionais, então, a cada dia surge uma nova informação. Mas esses são os principais e os mais utilizados. Com um cardápio balanceado, contendo esse alimentos, você pode ter uma vida mais saudável.

"Aline Rodrigues é nutricionista e especialista em Personal Diet pelo Rio de Janeiro"
fonte bem leve

Comentários

Postagens mais visitadas