A ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO RELIGIOSO.
A ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO RELIGIOSO.
LIÇÃO CPAD 09 - 11/2011
A ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO RELIGIOSO.
LIÇÃO CPAD
-
Autor: Osvarela
TEXTO ÁUREO:
Ne 12.43. E ofereceram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram;
porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se
alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
Ne 12.27,31;43.
E na dedicação dos muros de Jerusalém buscaram os levitas de todos os
seus lugares, para trazê-los, a fim de fazerem a dedicação com alegria, com
louvores e com canto, saltérios, címbalos e com harpas.

Como também da casa de Gilgal, e dos campos de Geba, e Azmavete; porque
os cantores edificaram para si aldeias nos arredores de Jerusalém.
E purificaram-se os sacerdotes e os levitas; e logo purificaram o povo,
as portas e o muro.
Então fiz subir os príncipes de Judá sobre o muro, e ordenei dois
grandes coros em procissão, um à mão direita sobre o muro do lado da porta do
monturo.
E ofereceram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram; porque
Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se
alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.
Texto amparo:Rm. 12.1,2.
ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis
os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso
culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela
renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa,
agradável, e perfeita vontade de Deus.
Etimologia:
Etimologia e sentido primitivo da palavra.
Significado de Liturgia:
Podemos entender, por inferência, na atualidade: a liturgia se
interpreta como “forma de culto”.
Liturgia (grego leitourgía, -as, serviço público, serviço do
culto)
s. f. Conjunto das cerimônias.cerimônias eclesiásticas. = RITO
Liturgia: sf. Ordem das seqüencias de Cerimônias de uma Igreja.
O vocábulo "Liturgia", em grego, formado pelas raízes leit-
(de "laós", povo) e -urgía (trabalho, ofício) significa serviço ou
trabalho público. Por extensão de sentido, passou a significar também, no mundo
grego, o ofício religioso, na medida em que a religião no mundo
antigo tinha um carácter eminentemente público
Exemplo do uso de Liturgia:
No culto Evangélico, "liturgia" refere-se a
ordem seguencial a qual o sacerdote utiliza no decorrer do culto.
Obs: Lutero e Calvino são considerados os reformadores da liturgia no
final da Igreja Medieval.
Liturgia (li-tur-gi-a) - s. f. Conjunto das cerimônias
e preces ordenado pela autoridade espiritual competente; ritual: liturgia
romana.Entre os antigos gregos, serviço público cuja execução era confiada às
classes mais altas: o equipamento das trirremes, a organização dos espetáculos
públicos etc., eram dispendiosas liturgias.
Sinônimo: rito · ritual
O vocábulo "Liturgia", em grego, formado pelas raízes
leit- (de "laós", povo) e -urgía (trabalho, ofício) significa serviço
ou trabalho público.
Passou a significar também, no mundo grego, o ofício religioso, na
medida em que a religião no mundo antigo tinha um carácter eminentemente
público.
Na Septuaginta (LXX), tradução grega das Sagradas Escrituras, o
vocábulo "liturgia" é utilizado para designar somente os ofícios
religiosos realizados pelos sacerdotes levíticos no Templo de Jerusalém.
No princípio, a palavra não era utilizada para designar as
celebrações dos cristãos, que entendiam que Cristo inaugurara um tempo
inteiramente distinto do culto do templo.
Mais tarde, o vocábulo foi adoptado, com um sentido cristão.
Exórdio:
Precisamos nos localizar sobre este momento no livro de Neemias.
Localizar os locais de adoração é importante neste domingo.
E assim ajuntaram os filhos dos cantores, tanto da campina dos arredores
de Jerusalém, como das aldeias de Netofati;

Betel e Gilgal eram os dois mais sagrados locais de adoração.
- dos campos de Geba; Sudoeste de Micmás é a moderna aldeia árabe de
Jaba, que preserva o local bíblico de Geba.
A cidade levítica no território tribal de Benjamim, Geba foi fortificada
por Asa durante sua guerra com Baasa (1 Reis 15:22).
Durante o tempo de Josias, Geba foi, aparentemente, a cidade mais
setentrional de Judá, como o rei destruiu os lugares altos "desde Geba até
Berseba" (2 Rs. 23:8).
Por causa da
ocupação atual, o sitio arqueológico não foi escavado.
Alguns cidadãos de
Geba viveram em Micmás e outras cidades nos dias de Neemias, bem como a outras
cidades (Neemias 11:31). Cantores levitas moravam lá (Neemias 12:29).
– Azmavete -
Hebraico - A morte é forte. 2 Samuel 23.31; 1 Crônicas 8.36;
12. 3; 27.25.
Heb. ‘Azmaweth, “a
morte é forte”.
É também o nome de
uma planta que cresce na Arábia e que é muito usada como forragem para camelos.
Um local perto de Jerusalém para onde voltaram 42 judeus, cujos
antepassados lá tinham vivido. Vieram do exílio em Babilônia juntamente com
Zorobabel (Ed 2:24).
Em Ne 7:28 é
chamada Bete-Azmavete. Alguns cantores do templo edificaram aí as
suas casas (Ne 12:29). Tem sido identificado com Hizmeh,
entre Geba e Anatote, situada cerca de 8 km a
nordeste de Jerusalém.
Contexto:
É uma narrativa que
evoca a renovação religiosa, no sentido do ‘religare’.
A narrativa se
desenrola no resgate de valores fundamentais para o Povo.
Para a Nação como
Nação especialmente escolhida em uma Terra escolhida e sob uma Aliança em
recuperação, que os levara, ao ser quebrada, ao Exílio de septuagésimo - 70
anos.
O povo está em
pleno festejo da Festa do Hanukkah, ou seja um festejo de grande celebração.
Raymond A. Bowman
ao estudar os fatos indica a data como 2 de Outubro de 445 a.C.
É momento de reforma
de tudo.
Muralhas
Portas
Templo
Culto
Inserção em
resposta viva ao que disseram no desterro: Salmos 137:1-4. JUNTO
dos rios de Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de
Sião. - Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as
nossas harpas. - Como cantaremos a canção do SENHOR em terra
estranha? - Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os
que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de
Sião.
Era chegada a hora
de juntar em santa convocação os levitas, sacerdotes, oficiais, povo pra a
Celebração conforme havia sido instituída por Deus.vide neste texto I
Crônicas 9 e 15.
Enquanto temos
tempo celebremos a nossa Liturgia com Cristo em sua plenitude.
É a reafirmação,
que Neemias vai resgatando na alma hebréia nacionalista e javista.
É o momento de
tirar a confusão sobre o que o povo, mormente os nascidos no cativeiro, e
outros esquecidos de renovarem o culto com a Liturgia divinalmente inspirada.
Hebreus 10:24-25. - E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor
e às boas obras, - Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns,
antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai
aproximando aquele dia.
É o nosso tempo.
É tempo de tirar a
confusão da mente do povo.
É o nosso tempo.
Tiremos da mente do
povo, as pedras de toque, as imposições de liturgias humanas e idólatras e
deixemos retornar a verdadeira liturgia dirigida pelo Espírito Santo.
O Rei da Pérsia
quer imprimir ao povo seus valores.
Os nosso valores
religiosos são questionados, mesmo entre nossos crentes.
A prática comercial
do neos prejudica a continuidade da adoração verdadeira.
Se não houver
ritual, suor, lenço, copo de água, carro novo [coisa boa]...
Há um conflito
entre a Igreja e o povo da terra (‘os que não foram para o exílio’
É tempo de
restaurar a Identidade e a identificação do povo com Deus:
-assimilação de
outras práticas religiosas;
-dificuldades com
os casamentos mistos;
-alianças por
interesses econômicos;
-radicalismos na
prática religiosa:
Neemias está
colocando o povo diante de Javé.
É hora da Igreja de
Cristo se posicionar.
Quanto a uma
Liturgia real e realista.
Quanto a uma
teologia própria e não segmentada com vínculos próprios com a Bíblia Sagrada.
Liturgia Atualidade
- Noção atual.
Podemos entender
por inferência, na atualidade, que a liturgia se interpreta como “forma
de culto”.
A igreja
utilizou-se de muitas palavras do vocabulário grego e as inseriu em seu
linguajar e uso cúltico, como exemplo temos a palavra ekklésia, e outras
tantas.
Da mesma forma a
palavra em destaque é uma palavra composta: “Leitourgia” de “ergón” (obra) e “leitos”
(adjetivo derivado de “leos” ou “laos” - povo).
A Septuaginta
emprega o termo “leitourgía” e seus derivados para designar o serviço do templo
por parte dos sacerdotes e levitas;Liturgiae
A
adoração a Deus corretamente.
É
fundamental para o crente o adorador realizar o culto a Deus de forma correta.
Assim,
temos que seguir e aprender a Organização do Culto, em suas etapas e a função
de cada participante da liturgia.
É
usado para incluir o cumprimento de obrigações de todos os tipos, tanto para
com Deus como para com as pessoas.
Além
disso, quando usado no sentido mais alto, não significa qualquer tipo de
adoração, mas, como a etimologia indica, corretamente.
ευλαβης significando
originalmente cuidadoso em tratar, em sua aplicação religiosa
significa cuidadoso em tratar das coisas divinas.
Caracteriza
o adorador que mantém o temor – não remove os antigos marcos – não realiza a
Obra de Deus relaxadamente.
Aquele
que cuida para não mudar nada que deveria ser observado na adoração, e temeroso
de ofender.
Liturgia Na Forma
Correta e Na Prática:
Podemos entender,
por inferência na atualidade que a liturgia se interpreta como “forma
de culto”
Liturgos.
Celebração.
-louvores
-canto
Conjuntos corais
Procissão de louvor
Demonstrando
alegria:
- porque Deus os
alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de
modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.
E ofereceram, no
mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram; porque Deus os alegrara com
grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a
alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.
Liturgia.
Podemos entender,
por inferência na atualidade que a liturgia se interpreta como “forma
de culto”
Liturgos.
Celebração.
-louvores
-canto
Conjuntos corais
Procissão de louvor
Demonstrando
alegria:
- porque Deus os
alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de
modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.
Celebração e
Solenização:
Ne 8.18 E, de dia em dia, Esdras leu no livro da lei de Deus, desde o
primeiro dia até ao derradeiro; e celebraram a solenidade da
festa sete dias, e no oitavo dia, houve uma assembléia solene, segundo o rito.
Entendendo os
termos:
Celebração. ποιεω poieo - v.
fazer ;celebrar, observar; cumprir: um promessa
Entre tantas formas
da palavra e considerando o uso ao longo do tempo do vocábulo.
Solenização.
Temos então uma
junção destes termos em um só ato, embora dividido por etapas da organização do
Culto:
ευσεβεια eusebeia - Religioso.
1)
reverência, respeito; 2) fidelidade a Deus, religiosidade
ευσεβεω eusebeo
v.
-1) agir piedosa ou reverentemente ;1a) em relação a Deus, nação, magistrados,
relações, e a todos a quem respeito e reverência são devidos
ευσεβης eusebes - adj.1)
piedoso, submisso
ευλαβεια eulabeia - n
f. precaução, circunspeção, prudência, discrição;-reverência,
veneração;-reverência a Deus, temor divino, piedade
θρησκεια threskeia - n
f. adoração religiosa; esp. externo, aquilo que consiste de cerimônias;
disciplina religiosa, religião.
Θεοσεβης [piedoso],
de acordo com a derivação e uso, significa adoração a Deus.
É
um termo geral, significando religioso num bom sentido.
Piedoso.
ευσεβης é distinto de θεοσεβης em duas formas.
Podemos celebrar e
solenizar, mas será que o culto está atendendo a vontade e atingindo o coração
de Deus.
Melhor dizendo:
Deus está recendo o Culto.
Amós 5:21,23. - E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não
me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais
gordos. - Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias
solenes não me exalarão bom cheiro. - Afasta de mim o estrépito dos
teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.
Quantas reuniões
solenes são abjetas diante de Deus pela falsidade dos corações.
Pode ser o meu,
para não ferir o leitor, mas Deus sabe o porque precisamos sofrer este agravo
em nossos ouvidos!
II - Da
Desorganização.
Primeiro falemos da
falta de ordem na liturgia do culto para podermos alinhar os princípios da
liturgia.
Hoje em dia, muitas
igrejas têm perdido o conceito de culto.
Umas avançam para a
encenação teatralizada
Outras para a
centralização do louvor como principal ‘atrativo’ do culto.
A Hinologia como
poderá ver, em poucas linhas, é essencial e importante e faz parte da
verdadeira liturgia.
Coloco-a aqui
quando há desvirtuamento de sua interação e uso correto na liturgia.
Outros tem se colocado
sob a direção de homens e mulheres, centralizam em si todo a solenização
cúltica.
Como assim?
- Há o período
litúrgico do louvor.
- Há quadros em
separado para departamentos.
E em seguida,
parece-me ver como anúncio do espetáculo esperado:
Vem aí...o
Pregador!
Só faltam as luzes
ou holofotes sobre o ‘homem que tem a palavra’.
Veja bem.
Não descarto e não
desconsidero este momento como principal do culto, nem como erro, e o mesmo
deve ser o principal, no sentido da liturgia cristã, o momento da pregação.
Mas, estou dando um
superlativismo gramático à questão e forma como certos pregadores são tratados,
esperados, como o centro do culto.
Não se espera a
Palavra, se espera o homem da ‘palavra’: leia Apóstolo Pedro:
I Pedro 5:1-6 -
AOS presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero
com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se
há de revelar: - Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo
cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas
de ânimo pronto; - Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus,
mas servindo de exemplo ao rebanho.- Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão
de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
Parece-me sermos
sujeitos apenas uma revelação das Escrituras, não desejo com isto tirar o
brilho de nenhum pregador inspirado, entre os tantos e excelentes pregadores
espalhados pelo Brasil e exterior, aos quais tenho o prazer em ouvi-los.
Refiro-me a revelação
citada pelo Apóstolo Pedro: II Pedro 1:20-21.- Sabendo primeiramente
isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular
interpretação.Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de
homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo
Espírito Santo.
II-A- A Palavra é o
centro do culto e o ‘mitte’ da Palavra é Cristo.
2 Pedro 1:19. - E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual
bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que
o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
Vejo cultos com
imensa balburdia litúrgica.
Cultos sem nenhuma ‘modum praxin’.
II-B- Aborrecidos
pela Prática Litúrgica:
Temos encontrado
muitos crentes totalmente desinteressados e aborrecidos com a liturgia de
nossos cultos.
Embevecidos por
liturgias diferenciadas em cultos aos quais vão ‘ver’ as novidades do mundo
‘gospel’.
E nós, como
ministros, passamos um momento em que a transição está ocorrendo sem que se
note, ou sendo notada, sem que façamos força, ajeitando a situação ao modo mais
‘agradável’.
Centenariamente
temos um tônus litúrgico forte.
Centenariamente
passamos a sofrer influências diversificadas.
A adoração Por
Interesse Pessoal:
Interessados ou
Crentes?
Amós enfrentou o
mesmo problema: "Vinde a Betel e transgredi, a Gilgal, e
multiplicai as transgressões; e, cada manhã, trazei os vossos sacrifícios e, de
três em três dias,os vossos dízimos; e oferecei sacrifício de louvores do que é
levedado, e apregoai ofertas voluntárias, e publicai-as, porque disto gostais,
ó filhos de Israel, disse o Senhor Deus" (Amós 4:4-5).
Betel e Gilgal eram
os dois mais sagrados locais de adoração.
Gostar não é Adorar.
- Hoje em dia, muitas igrejas e seus pastores estão estimulando uma
geração de crentes interesseiros.
Muitos buscam
adorar o Senhor do modo que lhes convenha.
Já se nota como
publicamos nesta página, certo descontentamento com grupos ou linhas de ação de
inúmeras Igrejas, que estimulam ao povo:
Prosperidade, em
forma de bens materiais, nada contra ter, mas primeiro é ter adoração, buscar o
Reino, para posterior acrescentamento.
A adoração
organizacional da verdadeira liturgia não age assim, mas é espontânea e
celebratória à Deus. É o que aprendemos com Neemias e os levitas deste tempo em
estudo.
Há motivos de
Festa.
Muros restaurados,
eis o motivo da Adoração.
Pois, o povo estava
preparado para celebrar.
Eles tinham
aprendido a Palavra de Deus.
Compreenderam:
É motivo de
celebrar o cumprimento da Promessa de Deus para a nossa nação.
Para a nossa
Igreja.
Para nossas almas.
Estamos livres,
pois nós confessamos e retiramos de nosso meio o anátema,o qual impedia a
totalidade da Celebração.
Povo instruído pode
celebrar o que entende, pela Palavra de Deus!
Para que nos
ajuntamos?
Para sermos
adoradores e edificadores dos muros da igreja de Cristo.
Para realizar:
Dedicação a Deus do
nosso culto, com alegria;
Para entoar
louvores à Deus;
Para que nossos
agrupamentos em perfeita Organização façam a suas apresentações de louvores à
Deus:
Para que nossos
instrumentais possam participar do Culto Organizado de forma que a Liturgia não
sucumba as nossas qualidades, mas que seja parte do Culto organizado.
Lembram do Rei
Davi?
I Crônicas 15:16 - E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus
irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e
címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria.
É esta a noção
primordial que gostaria de passar ao leitor deste texto:
Leia 1º Livro das
Crônicas e entenda o que é a organização do culto.
A organização do
Serviço Religioso é algo a ser mantido, nestes tempos neotestamentários
pós-reforma como as Escrituras nos ensinam.
Talvez você possa
questionar o momento atual do Culto como celebração, afinal não há cordeiro.
Mas, eu digo que há
sacrifício: Rm. 12.1. ... apresenteis os vossos corpos
em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
Não há sacrifício
de sangue!
E eu digo: O sangue
já foi derramado – João O Baptista declarou: “Eis o cordeiro de Deus que tira o
pecado do Mundo”. Pois o Cordeiro – Jesus de Nazaré - já morreu e ressuscitou.
Maior motivo, para
que celebremos com alegria, com cantos, com júbilo, com trombeta, com alaúdes,
com cordas.
A Liturgia não
significa o engessamento do Culto.
A Liturgia
apropriada a cada Culto representa uma Organização mística ensinada pela Bíblia
Sagrada.
O próprio Jesus
Cristo ensina-nos de forma prática: Mateus 26:30. - E, tendo cantado o
hino, saíram para o Monte das Oliveiras.
Sacrifício;
Alegria;
Deus alegrando seu
Povo;
Homens, mulheres,
meninos.
Alegria da Cidade;
Ruído santo, das
vozes tocadas pelo Espírito Eterno!
O Envolvimento
Nacional:
Então fiz subir os
príncipes de Judá sobre o muro, e ordenei dois grandes coros em procissão, um à
mão direita sobre o muro do lado da porta do monturo.
E ofereceram, no
mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram; porque Deus os alegrara com
grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a
alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.
Tipos de Toda a
Gente:
A referência
masculina é grande no Antigo testamento.
Mulheres.
Porém nesta lição o
texto ressalta que tamném, as mulheres se alegraram.
Há um sentido de:
Elas conseguiram se
soltar das amarras do machismo e se alegraram. Talvez inspiradas na irmã e
matriarca da família mosaica – Miriam –
O sentido do texto
é:
Liberdade advinda
da alegria da musica divinamente e espontaneamente que envolveu a celebração.Era
mais um cântico de vitória!
Crianças – envolvidas na celebração –o espírito santo suscita louvores até
dos que mamam;
E na dedicação dos
muros de Jerusalém buscaram os levitas de todos os seus lugares, para
trazê-los, a fim de fazerem a dedicação com alegria, com louvores e com canto,
saltérios, címbalos e com harpas.
Os Levitas:
De todas as cidades
se Organizaram:
Ajuntaram-se em
aldeias. ... porque os cantores edificaram para si aldeias nos arredores de
Jerusalém.
União entre os
levitas, ressalta a união que a organização que David impôs à seu tempo,
estava de volta.
Valores retomados.
Organização
retomada.
1- Dedicação;
2- Alegria;
Agrupamento:
a- corais - dois
grandes coros em procissão, um à mão direita sobre o muro do lado da porta do
monturo.
3- Agrupamentos musicais:
I- Naipes – de vozes;
II- Naipes
instrumentais – saltérios;
III- Címbalos;
IV- Naipes de cordas;
harpas.
Culto avivado!
-levitas de todos
os seus lugares;
- casa de Gilgal; Betel
e Gilgal eram os dois mais sagrados locais de adoração.a casa
de Gilgal se juntar nesta celebração destaca uma ponto poderoso da reforma
promovida por Neemias e na ação da Palavra por Esdras.Gilgal era importante
lugar de adoração.a casa de Gilgal se unindo em adoração significava muitíssimo
para esta celebração.realmente o culto se organizara!
Esta lição traz em
seu texto de ouro a verdadeira liturgia, corroborada pelo que identificamos
como texto suporte:
Rm. 12.1.ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os
vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso
culto racional.
Voltando ao
contexto neemiaco.
Vemos a aplicação
prática, a partir, do capítulo 7 – parte final e capítulo 8.
Ofertas
Voluntariedade
Preparação
Animais para o
sacrifício preparado – compare com 2 Co. 9 – Apóstolo Paulo.
Observar e comentar:
Sincretismo religioso.
Não podemos deixá-lo avançar em nosso meio.
Palavras.
As palavras utilizadas na liturgia em adoração ao eterno são também
fator de estudo daqueles que estudarão esta lição.
Há uma série de falas, palavras, formas de expressão que tornam a
liturgia uma sinfonia de palavras de adoração, comunhão e união entre os que a
lideram entre os que servem ao povo e entre os personagens divinos e do povo.
Hinologia:
Colossenses 3:16. Paulo admoesta os membros a se encorajarem
uns aos outros na fé, com salmos, hinos, cânticos espirituais e com gratidão
nos corações.
E assim ajuntaram os filhos dos cantores, tanto da campina dos arredores
de Jerusalém, como das aldeias de Netofati;
Como também da casa de Gilgal, e dos campos de Geba, e Azmavete; porque
os cantores edificaram para si aldeias nos arredores de Jerusalém.
-instrumentos sonoridade solene - cordas
-instrumentos – que despertam – sonoridade metálica e ruído -
Temos então uma junção destes termos em um só ato, embora dividido por
etapas da organização do Culto:
-louvores
-canto
-instrumentos sonoridade solene - cordas
-instrumentos – que despertam – sonoridade metálica e ruído -
E na dedicação dos muros de Jerusalém buscaram os levitas de todos os
seus lugares, para trazê-los, a fim de fazerem a dedicação com
alegria, com louvores e com canto, saltérios, címbalos e com harpas.
E assim ajuntaram os filhos dos cantores, tanto da
campina dos arredores de Jerusalém, como das aldeias de Netofati;
Muitos estudiosos e homens de Deus do passado e do presente tem se
manifestado quanto a Organização do Culto nesta área.
Temos então posições importantes a defender ou comunicar:
Qual a posição da musica em uma liturgia e na organização do Culto?
Como já escrevemos na Desorganização.
Precisamos entender:
A musica pode ter valores diferentes.
Há musicalidade para cada culto em sua organização – liturgia.
Festejando; Casamentos
Na Bíblia Sagrada vamos encontrar as celebrações com instrumentos
ruidosos.
Expressando jubilo;
Expressando o ruído de uma vitória. Até Moisés notou que havia um
alarido no acampamento dos hebreus, enquanto estava no Monte, ensinando-nos a
identificar qual é o sentido de da musicalidade de cada som que sai do
acampamento dos santos.
Miriam cantou- após o mar ser aberto.
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QUE DEUS TE ABENÇOE ! JESUS TE AMA E QUER TE LEVAR PARA O CÉU .