Saiba como manter as preocupações e responsabilidades bem longes do seu tempo de lazer

Que tal aproveitar sua folga para ler em um parque ou ouvir um pouco de música?
Foto: Dreamstime
Para fugir de uma rotina agitada e estressante é importante aproveitar ao máximo os momentos livres planejando atividades que produzam bem-estar. Veja algumas dicas simples para recuperar tudo o que suas folgas têm de melhor.

Pense à frente
Começar a planejar o fim de semana lá pela quarta-feira é o conselho da especialista em produtividade Julie Morgenstern, autora de Never Check E-Mail in the Morning (inédito no Brasil). "Um estudo mostrou que metade de nós espera até sexta-feira à noite para fazer planos", ela diz. Mas a essa altura os amigos já estão ocupados, não tem mais ingresso para o teatro, e você vai acabar o fim de semana em frente à televisão.

Estenda a sexta-feira
Na tarde ou início da noite de sexta ainda estamos no modo "trabalho". Portanto podemos aproveitar para nos livrar de tarefas mais mecânicas, como pagar as contas pela internet ou comprar frutas no supermercado.

Aproveite os dias úteis
Faça deles o mais útil possível. Distribua as tarefas de segunda a sexta-feira. "Todos os dias, antes de sair de casa, guarde as roupas e os sapatos usados no dia anterior. Não largue tudo espalhado pelo quarto porque o trabalho será quintuplicado no sábado", aconselha Heloisa Sundfeld, consultora de organização pessoal.


Siga o fluxo
Faça com que seu tempo de lazer se transforme no que Mihaly Csikszentmihalyi descreve como um fluxo. "É um estado quase infantil no qual você está tão absorvida pelas atividades que não pensa no que está conseguindo atingir e se livra do problema de ansiedade com relação ao trabalho." Mergulhar em algo criativo - pintar, escrever ou tentar uma receita nova - estimulará sua mente e tornará mais fácil entrar no modo relax.

Coloque um deadline
Antes de começar várias tarefas, pense em qual delas é absolutamente necessária e qual pode ser deixada para o futuro para abrir espaço para alguma diversão. Pergunte-se: "Meu mundo vai implodir se minha roupa ficar na lavanderia mais alguns dias?" A resposta, com certeza, é não. E, ao começar uma tarefa, coloque um alarme para disparar depois de certo tempo. Quando terminar, "pare o que está fazendo e deixe tudo mais para a semana seguinte", sugere a consultora Christine Hassler, autora de 20 Something Manifesto (inédito no Brasil).

Contente-se com o "bom o suficiente"
Dê um descanso para o perfeccionismo. "Talvez você não consiga encontrar todo mundo que tinha planejado, mas pode mandar um e-mail para uma amiga dizendo que está pensando nela", diz Claire Wheeler, pesquisadora da Universidade do Oregon, nos EUA. Talvez você não possa cozinhar tudo o que pretendia, mas pode fazer um café da manhã saudável e pedir almoço ou ir a um restaurante.

Conteúdo do site WOMEN'S HEALTReportagem: Ivonete Lucirio e Jéssica Girdwain - Edição: MdeMulher

Comentários

Postagens mais visitadas