UM PROFETA SEMELHANTE A MOISES

  
(Atos 3:22) – “Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.” 

  
  
Amados, ao analisarmos esta passagem notamos uma palavra profética dirigida ao povo de Israel; Moises relatava ao seu povo que sugeria outro profeta semelhante a ele, isto quer dizer que seu ministério seria igual. Mas em que âmbito seria esta semelhança? 
  
  
Moises foi o libertador de seu povo usado por Deus, não só isto, foi o porta-voz de Deus, o libertador do seu povo, através de Moises Israel viu o seu Senhor falar, e recebeu as suas leis, testemunhou as manifestações de seu poder. Moises foi o portador de uma aliança. A aliança mosaica cumpriu o seu objetivo, de atrair o povo de Israel para Deus, de separá-los para Deus, mas mostrou também a incapacidade do povo em ser fiel, e de cumpriu a sua parte na aliança. Por Este motivo a Aliança mosaica apontava para outra aliança. 

  
  
A aliança da graça, aliança de Cristo, da mesma forma que a anterior Jesus exerceu o ministério de profeta e mediador desta nova aliança, foi libertador de seu povo, e trouxe o povo à presença de Deus. Mas diferente da anterior esta aliança não estava baseada no esforço humano, mas sim no próprio poder de Deus, por este motivo esta aliança é eficaz para redenção do homem. 
  
Se a aliança mosaica estava ligada ao povo de Israel, a aliança de Cristo é universal, pois a todos que nele crer podem fazer parte desta nova aliança. 
  
  
Creia, 
  
(Lucas 22:20) – “Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.” 
  
  
Em Cristo Jesus,
Emerson Siqueira
GRUPO O PÃO DIÁRIO

Comentários

Postagens mais visitadas