A desagradável azia


Certamente já aconteceu com você. Quando abusamos de um determinado prato (uma feijoada, por exemplo) e fica aquela “queimação” na parte de cima da barriga é chato demais. Pois é, trata-se de uma azia. Esse mal tão comum em todas nós nada mais é do que o seu esôfago, canal que leva o alimento até o estômago, reclamando daquilo que você ingeriu.
Em geral, comidas gordurosas, condimentadas ou ácidas são as maiores vilãs. Em excesso, elas favorecem a acidez no estômago, que reflui para o esôfago. Esse por sua vez, fica com sua parede irritada, às vezes até inflamada, nos causando a sensação de queimação, que é a azia.
Especialistas são unânimes em afirmar que a melhor forma de tratar o incômodo é evitando-o. Para isso, basta se alimentar bem, evitando gorduras e frituras, maneirando nos condimentos. Não ingerir líquidos durante as refeições, principalmente refrigerantes, também ajuda – e muito.
Mas quando a azia der o ar de sua graça, não deixe que ela estrague o seu dia ou a sua noite. Você pode recorrer a um antiácido, remédio que tem a função de equilibrar a acidez estomacal. Se o problema persistir ou se tornar constante demais, está na hora de procurar um médico. Pois talvez o seu estômago já esteja sensível demais, e seu esôfago bastante inflamado, ambos precisando de cuidados especiais.
blogdanatura

Comentários

Postagens mais visitadas