Dieta Healthy Detox (HD): entenda o plano alimentar

Dieta é composta por três fases distintas

No programa "Perdas e Ganhos", Giselle Geminiano seguiu a dieta Healthy Detox (HD), que prioriza alimentos detoxicantes. A seguir, entenda o programa alimentar proposto pela nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat para a estudante de direito:
Este conteúdo faz parte de uma seleção feita pelo GNT. Confira o guia completo!
  • 1
    O plano alimentar
    Segundo Patricia Davidson, o objetivo do programa Healthy Detox (HD) é ajudar os órgãos (vesícula, rins, fígado, intestino) a expulsar as toxinas que vamos acumulando no corpo ao longo dos anos. Esse objetivo só pode ser atingido por meio de duas ações:

    - Não ingerir alimentos considerados tóxicos: em geral, a maioria dos alimentos gera um PH ácido demais

    - Consumir alimentos funcionais que auxiliam o processo de detoxificação ou detox


    Há quem ache que o programa é exigente demais ou radical ao extremo. Mas, o primeiro esforço, no início do programa, dura pouco. Segundo a nutricionista, conforme os alimentos tóxicos deixam de ser consumidos e novos alimentos são introduzidos, a pessoa vivencia uma melhora muito marcante na sua saúde. Em consequência, na maioria das vezes, mesmo quando o paciente não precisa mais fazer dieta, a tendência é que ele mantenha os alimentos detoxificantes na rotina e não volte a consumir itens que foram retirados durante o programa de emagrecimento.
  • 2
    Primeira etapa (duração: uma semana)
    A especialista sugeriu que Giselle ficasse com a alimentação feita em casa. A mãe dela estava disposta a dar a maior força, então orientada pela Patrícia Davidson, ela preparou várias receitas.

    Dicas da nutricionista para essa fase da dieta: - Procure ingerir 1 smoothie e um suco verde diariamente

    - Tome 1 litro de chá ao dia. Na primeira fase da dieta, a erva recomendada é a porangaba
    - Consuma pelo menos 4 porções de frutas por dia. As frutas têm um alto conteúdo de potássio e água e ajudam na diurese.

    - Beba 2 litros de água ao dia. A Giselle não tinha o hábito de beber água, o que é prejudicial, já que a urina é uma importante via de eliminação das toxinas. O detox se torna insuficente quando não há consumo efetivo de água ao longo da dieta. O ideal é que estas frutas fossem acompanhadas sempre com oleaginosas, pois dão energia e pique para as atividades do dia a dia
    - Desde a primeira semana, reduza drasticamente o consumo de proteína de origem animal no almoço. (Para substituir, a Giselle pode comer feijões, lentilha, grão de bico, peixe ou ovo). Acompanhe com uma salada farta de 4 cores diferentes.

    - Consuma polpa de clorofila diariamente

    - Faça um jantar leve com sopa de legumes ou grãos variados. Adicione pedacinhos de brócolis cozido ou couve para ter algo para mastigar.

  • 3
    Segunda etapa (duração: uma semana)
    Na segunda etapa, Giselle comeu muitas coisas em grande quantidade e não conseguiu se limitar as porções definidas. Nessa fase da dieta a nutricionista propôs o consumo de pratos congelados Healthy Detox.

    Dicas da nutricionista para a segunda fase da dieta Healthy Detox (HD):
    - Comece o dia tomando um líquido detoxificante quente.

    - Tome sucos verdes – se conseguir consumir  2 ao dia, é ótimo! Nesta etapa, o suco tem ainda mais verdes. Se possível, acrescente uma colher de sobremesa de quinua germinada

    - Proteínas de origem animal estão fora do cardápio do almoço, que libera o consumo de grãos, como feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, batatas, arroz, etc. Os itens podem ser comidos individualmente ou separados.

    - Giselle foi orientada a recorrer aos chás e frutas, sempre que sentisse necessidade. Chás da etapa: hibisco e dente de leão
  • 4
    Terceira etapa (duração: uma semana)
    Na terceira etapa da dieta Healthy Detox (HD), Giselle estava com mais retenção hídrica. Para emanizar o problema, a estudante de direito ingeria chá de cabelo de milho e cana do brejo.

    Dicas da nutricionista para a terceira etapa da dieta Healthy Detox (HD):
    - Prepare os sucos verdes em uma centrífuga, ajudando a preservar a concentração dos ingredientes e nutrientes

    - Nos lanches intermediários use o máximo de antioxidantes possíveis. para isso, consuma mais frutas em consistência líquida. Uma boa pedida são os pudins de frutas, que podem ser consumidos duas vezes ao dia

    - No almoço, os feijões deram lugar ao arroz integral, inhame e quinua.

    - Procure sempre fazer refeições mais líquidas e leves no jantar. Adicione 1 colher de sopa de azeite com alecrim desidratado para ajudar na atividade intestinal e trabalho do fígado.
  • 5
    Pós-detox
    Após o período da dieta, Giselle deve seguir uma reeducação alimentar, acompanhada de dias de detox líquida por semana. Segundo a nutricionista Patricia Davidson Haiat, a estratégia foi tomada porque a Giselle estava rebelde na academia e furava o cardápio com alguma freqüência. O fato de deixá-la com um cardápio líquido duas vezes por semana foi um estimulo para ela se sentir mais leve no início da semana e ter estímulo para continuar a perder peso e a se cuidar nos outros dias. A participante continuou consumindo os sucos verdes. Para facilitar o consumo, ela usava a polpa pronta de clorofila e não as folhas frescas.

    Dicas da nutricionista para o período pós-detox:

    - Ao longo do dia, consuma frutas e chás (branco, capim limão ou hibisco)

    - No almoço e jantar, a proteína animal poderá ser consumida duas vezezs por semana. Nos demais dias, Giselle ingeriu apenas refeições vegetarianas
    - Para facilitar o funcionamento do intestino, consuma um prato de legumes variados e outro de salada

    - Para o lanche da tarde consuma fruta e uma fonte de boa gordura como óleo de coco, amêndoas ou castanhas
    - Antes de dormir, tome uma xícara de chá de camomila quente ou frio para ajudar a pegar no sono

    Cardápio líquido: duas vezes por semana:

    Café da manhã: suco verde

    Lanches intermediários: shakes ou sucos

    Almoço e jantar: sopas ou caldo de feijão com legumes batidos no liquidificador

    Antes de dormir: chás
    GNT

Comentários

Postagens mais visitadas