Receitas caseiras à base de plantas e raízes aprovadas pela ciência


(Foto: Dercilio)As receitas de família contra dores, gripe e insônia estão em alta. A ciência investiga plantas e raízes para tirar delas os melhores benefícios para sua saúde. Guarde esta lista de cuidados caseiros e use quando precisar de alívio.
Por mais que as prateleiras da farmácia estejam forradas de medicamentos ultramodernos, os chás e as fórmulas caseiras resistem bravamente e até ganham status. Em cada 100 famílias no mundo, cerca de 80 recorrem às plantas medicinais in natura ou processadas para amenizar e aplacar sintomas, segundo registros da Organização Mundial da Saúde. O foco sobre os recursos naturais só cresce: no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) já adota a fitoterapia, prática terapêutica que se baseia em ervas transformadas pela indústria. Cerca de 500 fitoterápicos estão autorizados para o consumo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Além disso, o Ministério da Saúde – em parceria com serviços estaduais e municipais de saúde e institutos de pesquisa – levantou 71 espécies vegetais utilizadas pela população. Elas serão analisadas por cientistas que vão propor novas fórmulas medicinais. Os estudos devem apontar ainda os efeitos tóxicos, pois nem tudo é saudável; a natureza também cria venenos. Selecionamos aqui alguns cuidados tradicionais para quadros leves que começam a ser validados por trabalhos acadêmicos. Todos eles devem ser administrados com bom senso – e, se o mal-estar persistir ou se agravar, é preciso procurar um médico para avaliar as causas e indicar outro tratamento.
Cólica menstrual

A bolsa de água quente continua sendo uma ótima aliada contra as dores abdominais: o calor relaxa a musculatura. Antes de aplicá-la, o reumatologista e clínico geral Aderson Moreira da Rocha, que preside a Associação Brasileira de Ayurveda, recomenda um chá forte de capim-limão. No Projeto Farmácias Vivas da Universidade Federal do Ceará, a planta, também conhecida como capim-santo, é empregada com sucesso no alívio das cólicas menstruais. “Ela é um leve analgésico e ainda reduz a contração do útero”, explica o médico. Ponha 1 xícara (café) de folhas frescas ou secas picadas em 1 xícara (chá) de água fervente. Abafe por cerca de dez minutos e tome. Depois, deite-se e mantenha a bolsa por 20 minutos sobre a região pélvica, numa temperatura que não irrite a pele.
Gripe forte
O alho, reconhecido há séculos como poderoso anti-inflamatório, pode ter suas virtudes potencializadas pelo gengibre fresco, a canela e o mel, ensina Aderson Moreira da Rocha. Os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios do gengibre foram demonstrados por uma equipe do Tzu Hui Institute of Technology, em Taiwan, na China. A canela é famosa como bactericida, assim como o mel. O valor terapêutico do nobre produto das abelhas foi reconhecido por um estudo do Centro Médico Acadêmico de Amsterdã, na Holanda. “Juntos, eles formam um antigripal poderosíssimo”, explica o reumatologista. A receita é para lá de simples: junte 1 xícara de água, 1 dente de alho bem amassado, 1 pedaço de gengibre do tamanho de um dedo polegar, sem casca, cortado em rodelas, e 1 pedaço de casca de canela também do tamanho de um polegar. Ferva tudo por cinco minutos e coe. Ao servir, adicione 1 colher (sobremesa) de mel de eucalipto – ele não deve ser aquecido, sob pena de perder seus poderes. A bebida, além de excelente remédio natural, é muito saborosa.
fonte:revistaclaudia

Comentários

Postagens mais visitadas