10 Fatos fascinantes sobre os alimentos


Sabe qual o único alimento que não estraga? Conhece de onde vieram certos costumes, como surgiram pequenas tecnologias alimentícias das quais você não vive sem hoje? Confira essas e muitas outras curiosidades na lista mais saborosa de todos os tempos:
1 – NOZ-MOSCADA
A árvore de noz-moscada é a única árvore que fornece duas especiarias: a noz-moscada (com que a maioria das pessoas está familiarizada) e a macis. A macis era muito popular no século 18, como um aditivo de sabor à carne e ingrediente essencial em um molho branco tradicionalmente francês, onde a especiaria era colocada com uma cebola no leite quente antes de ser adicionada a uma mistura de farinha e manteiga. Na foto acima, a noz-moscada é a semente marrom e a macis é a camada externa, vermelha.
2 – SUSHI
Você chama de comida japonesa, mas o sushi não veio do Japão. Foi originado no século 4 a.C., no sudeste da Ásia, onde era salgado e fermentado com arroz para preservá-lo. Depois de alguns meses de fermentação, o peixe era retirado do arroz, e o arroz era descartado. O sushi se espalhou para a China e foi introduzido no Japão no século 8. Os consumidores japoneses preferiam comer o peixe com arroz, e assim a variante moderna japonesa nasceu. Na década de 1980, o sushi começou a se espalhar por todo o mundo. Se você não é fã de peixe cru, experimente a comida coreana kimbap (da foto acima), que é quase idêntica, mas geralmente caracterizada por produtos cozidos.


3 – SERVIÇO RUSSO
Enquanto a maioria dos sabores da comida ocidental se originou da cozinha francesa, o estilo de serviço com que estamos mais familiarizados – pratos individuais servidos – é chamado de serviço russo, e se originou nas mesas do Czar. Na cozinha francesa, era tradicional que todos os alimentos fossem preparados com antecedência e exibidos em enormes quantidades em mesas laterais. Mas o resultado final disso era que muita comida era desperdiçada e não estava sempre quente. O serviço russo pegou muito rápido e era tão conveniente que é agora a principal forma com que os pratos de refeições são servidos mesmo em casa.
4 – RESTAURANTE MAIS VELHO DO MUNDO
“Stiftskeller St. Peter” é um restaurante dentro dos muros do mosteiro de Archabbey em São Pedro, Salzburg, Áustria. Ele é supostamente a hospedaria mais antiga da Europa Central, por causa de um documento que o menciona em 803 d.C. “Stiftskeller St. Peter” é conhecido por ser o restaurante mais antigo em operação contínua e hospedagem na Terra: seu site afirma “grande hospitalidade por mais de 1.200 anos”. O Archabbey tem também a reputação de ser o mais antigo mosteiro de língua alemã no mundo, tendo sido fundado em 696 d.C. por São Ruperto.
5 – ABRIDOR DE LATAS
As latas foram usadas pela primeira vez para conservar alimentos na década de 1770, na Holanda, pela marinha holandesa. A primeira patente para latas como um método de preservação apareceu em 1810, por Peter Durand, um comerciante britânico. As primeiras latas eram geralmente mais pesadas que seu conteúdo e abertas com quaisquer ferramentas que você tivesse. Na verdade, algumas instruções até diziam: “corte em volta do topo, perto da borda externa, com um cinzel e um martelo”. Não foi até 1855 que o primeiro abridor de latas foi patenteado. Ele trabalhava como uma faca até 1870, quando o primeiro design arredondado foi patenteado. Esse projeto, entretanto, era difícil de usar, pois ainda precisava de força bruta. Em 1925, o abridor de latas tal como o conhecemos foi patenteado e é, até hoje, o modo mais popular de abrir latas.
6 – PRIMEIRO REFRIGERANTE DIET
O primeiro refrigerante diet foi inventado em 1952, e se chamava “No-Cal Soda Pop”. Hyman Kirsch e seu filho Morris, ambos imigrantes russos que viviam no Brooklyn, Nova York, EUA, começaram a vender refrigerantes em 1904. Seu envolvimento com um hospital judaico levou à invenção de uma bebida sem açúcar para atender às necessidades dos pacientes diabéticos. Eles desenvolveram uma linha de refrigerantes sem açúcar, com zero caloria, conhecida por sabores especiais, como chocolate e cereja preta. Em meados dos anos 2000, outras companhias trouxeram o produto de volta à vida.
7 – COLA?
Apesar do nome, os primeiros ingredientes aromatizantes de uma bebida de cola (como Coca Cola) são açúcar, óleos de citros (de laranja, limão, cascas de frutas), tamarindo, canela, baunilha e um flavorizante ácido. Os fabricantes de refrigerantes adicionam ingredientes para criar sabores diferentes para cada marca. Os aromas podem incluir noz-moscada e uma grande variedade de ingredientes, mas a base de aromas que a maioria se identifica com um sabor cola ainda é baunilha e canela. A acidez é frequentemente fornecida por ácido fosfórico, às vezes acompanhado de cítricos ou outros ácidos isolados.
8 – É PRA LEVAR?
Estabelecido pela primeira vez em 1738 como um suporte para vendedores ambulantes, a “Antica Pizzeria Port’Alba” foi inaugurada em 1830 no centro de uma cidade italiana, tornando-se a primeira pizzaria do mundo com produtos para viagem. O restaurante substituiu vendedores de rua que faziam pizzas em fornos de lenha e as levavam para a rua, mantendo-as quentes em fogões pequenos que equilibravam na cabeça. Logo, a pizzaria se tornou um ponto de encontro importante para os homens. A maioria dos clientes eram artistas, estudantes, e outros com muito pouco dinheiro, então, as pizzas, geralmente simples, tinham recheios de alho e óleo. O sistema de pagamento desenvolvido permitiu que os clientes pagassem até oito dias após comerem sua refeição. A pizzaria está em atividade até hoje.
9 – GOSTO NÃO VEM DA COMIDA
A língua é um músculo com glândulas, células sensoriais e tecido gorduroso que nos ajuda a umedecer o alimento com saliva. Você não pode saborear a comida a menos que ela esteja misturada com a saliva. Por exemplo, se o sal for colocado em uma língua seca, o paladar não será capaz de identificá-lo. Assim que a saliva é adicionada, o sal se dissolve e o paladar ocorre. Além disso, sem um sentido de cheiro, mesmo a saliva não poderá lhe ajudar: o olfato tem uma imensa contribuição para o sabor dos alimentos.
10 – MEL
O mel não estraga: é a única fonte de alimento conhecido que se mantém indefinidamente em sua forma bruta. Na verdade, o arqueólogo T.M. Davies descobriu uma jarra de 3.300 anos de mel em uma tumba egípcia que, para sua surpresa, estava em ótimas condições. Durante séculos, o mel foi o adoçante principal em todo o mundo. Relevos egípcios em túmulos do século III a.C. mostram trabalhadores recolhendo mel de colmeias. Manuscritos chineses do mesmo período contêm poemas e canções de louvor ao mel e seus muitos usos. Hoje, o mel continua sendo um ingrediente importante na culinária de quase todas as culturas.[ListVerse]

Comentários

Postagens mais visitadas