MENINAS

Estudos mostram que meninas vestidas Modestamente são percebidos como mais competente, inteligente, moral e auto-respeito


Schoolgirl com vestido longo

Não é nenhuma surpresa que a roupa imodesta como destinada para o cotidiano das mulheres é altamente comercializada nas culturas ocidentais. No entanto, um novo estudo divulgado por pesquisadores do Kenyon College documentou a tendência de empurrar elementos deste tipo de estilo para a categoria de vestuário das meninas. O estudo analisou roupas pré-adolescentes que são comercializada on-line nos Estados Unidos e descobriu que cerca de 30% dos itens apresentavam algum tipo de sexualização característica que tradicionalmente é considerada imprópria para uso diurno, principalmente por uma garota cujo valor ainda não tenha amadurecido. Um resumo on-line do artigo que foi publicado pela Springer em seu jornal Sex Roles afirma, “Na visão [dos pesquisadores], isso tem implicações graves sobre como as meninas avaliam a si mesmas segundo um modelo sexualizado de atratividade física feminina.”
Várias outras fontes on-line, incluindo um artigo de LiveScience, relatam resultados adicionais dos mesmos pesquisadores em um estudo ainda inédito, que pediram a voluntários adultos para classificar meninas da quinta série vestidas em trajes diferentes. “Voluntários adultos viram a versão sexualizada das meninas como menos competentes, menos inteligentes, menos morais e com menos respeito por si mesmas.” Estes estudos reforçam o que muitos de nós já sabemos, que a roupa tem um efeito poderoso sobre a percepção do público, mesmo para as jovens garotas.

Escute a pesquisadora-chefe Dra. Sarah Murnen na sala de notícias do Kenyon College, explicando como as mulheres e meninas estão sendo definidas por marqueteiros como objetos do olhar masculino, e não como mulheres dignas de respeito.
Como podemos contrariar a tendência? No Fashion Belle, sugerimos escolher vestir a você e as vossas filhas modestamente. Com essa escolha, você e suas meninas geralmente serão tratadas como mais competentes, inteligentes, morais e com melhor auto-estima do que suas colegas imodestamente vestidas. Roupas sexy reservam seu melhor efeito em lugares como uma suíte de lua-de-mel – não na rua, no trabalho ou em uma sala de aula.

Comentários

Postagens mais visitadas