Batata na dieta!


Batata na dieta

Geralmente quem está de dieta para emagrecer foge da batata, já que a primeira imagem que vem a cabeça é aquela batata frita que todos adoram, mas que é cheia de gordura e engorda. Mas sabia que a batata tem propriedades interessantes para a saúde e que existem muitas formas de prepará-la para que fique saborosa e saudável? Conheça agora suas propriedades e confira dicas para o preparo.

Propriedades Nutricionais
Além de fornecer energia, por ser fonte decarboidrato, a batata contém vitaminas B e C, potássio, fibras e amido resistente, que auxilia no bom funcionamento intestinal e ajuda a prevenir doenças crônicas, como câncer e doenças do coração. A quantidade de minerais presentes na batata pode variar muito de acordo o tipo da batata, o clima, o local de plantio e o armazenamento. 


A batata doce é rica em betacaroteno, substância antioxidante que traz benefícios à saúde, por isso tem grande quantidade de vitamina A.

A casca da batata possui alta concentração de propriedades antioxidantes também. Tem mais proteínas do que na polpa. Por isso, retire a casca somente depois de cozida. 

100g de batata cozida tem aproximadamente 85 kcal, menos do que 100g de arroz! Por isso a troca é válida para quem está de dieta.

Dicas para o preparo
Batatas com baixo teor de água são indicadas para serem fritas e para preparar nhoques. Já as que têm alto teor de água, podem ser utilizadas para cozimentos. Para preparar batata assada recheada, o tipo mais recomendado é a batata inglesa.

As batatas devem ser bem lavadas e escovadas antes de cozinhar, para remover todas as sujeiras e microorganismos da casca.

Existem várias maneiras saudáveis de preparar a batata, por exemplo: Cozida com água e pouco sal e depois regar azeite e salpicar salsinha, dourar no forno com ervas, como o alecrim, pode acrescentar um molho branco preparado com leite desnatado e creme de leite light. O purê também é uma ótima opção, pois além de ser um excelente acompanhamento, você pode preparar outros pratos com essa base. Batata recheada também é uma excelente sugestão para o lanche.

Batata frita pode?
Essa é a preferência nacional, para muitos é bem difícil resistir a essa verdadeira tentação. Realmente quando frita, a batata se torna mais atraente devido sua textura crocante. Porém, quando mergulhada no óleo, ela se torna bem menos saudável e com um valor calórico bem alto. 

As batatas congeladas, bastante consumidas atualmente, são pré-fritas, em óleo aquecido antes do processo de congelamento. Dessa forma, elas já contêm gordura antes de serem fritas em casa, tornando a batata ainda mais calórica e com mais gordura. 

Assim, se você não resistir, é melhor preparar em casa, com óleo novo, com a menor quantidade possível e acertar na temperatura para que fique crocante e saborosa. Mas antes experimente assar, ao invés de fritar, existem algumas formas, como por exemplo: cortar no formato palito, fazer um pré-cozimento e colocar para assar.
Por:
Roberta dos Santos Silva 
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Comentários

Postagens mais visitadas