Dia Internacional do Homem tem mutirões de exames para avaliar saúde masculina

O Dia Internacional do Homem é celebrado neste dia 15 de julho com o objetivo de incentivar o cuidado com a saúde masculina. Em uma pesquisa nos EUA, 70% deles afirmaram que é mais fácil cuidar do carro do que saúde. Por isso, diversos postos de atendimento gratuito ao homem estarão espalhados por todo o Brasil.

Em São Paulo, das 9h às 15h serão realizadas testagens rápidas para o diagnóstico de HIV pelo Programa Estadual de DST/Aids (PEDST/Aids) no Sindicato Nacional dos Aposentados, e pelo Projeto Homens, o Programa Municipal de DST/Aids no Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Haverá ainda orientações sobre HIV/Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); e distribuição de preservativos e material educativo.

A ação estadual pretende aproximar a população masculina dos serviços de saúde, criando um vínculo com quem em geral apresenta forte resistência antes de procurar assistência médica. Em 2008, a Aids foi a quarta causa de morte entre os homens de 25 a 44 anos de idade. No Estado, os homens respondem por 65% dos casos de HIV positivo.

De acordo com Patrícia Marques, psicóloga do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, da SES, geralmente, os homens procuram os serviços especializados apenas quando o agravo já está bastante avançado. “Para os profissionais de saúde, tentar mudar esse comportamento conscientizando os homens sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado é um verdadeiro desafio”, explica.

Aqueles que tiverem o diagnóstico positivo confirmado na testagem municipal serão encaminhados para o atendimento nos serviços municipais especializados em DST/Aids. Segundo o coordenador do Programa Municipal de DST/Aids, Celso Galhardo Monteiro, o Ceagesp é um espaço de grande circulação de pessoas, em sua maioria homens, e uma ótima oportunidade de incentivo à testagem e ao uso do preservativo para essa população.

A testagem é gratuita nos serviços municipais especializados em DST/Aids, assim como a retirada de preservativos e a realização de testes para Hepatites B e C e outras DST. Informações sobre o local mais próximo de seu trabalho ou residência podem ser obtidas no site www.dstaids.prefeitura.sp.gov.br.

A Sociedade Brasileira de Urologia Seção São Paulo (SBU-SP), juntamente com a Bayer HealthCare Pharmaceuticals, também promove mutirões de saúde na estação Sé do Metrô de São Paulo e no Ambulatório de Saúde do Homem da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Na estação Sé do Metrô, acontecerá o mutirão “Estação do Homem”, que terá medição de glicemia, exames de IMC (índice de massa corporal), peso, altura e circunferência abdominal. Além desses exames básicos, profissionais de saúde irão coletar o sangue dos participantes interessados em fazer o exame que mede os níveis de testosterona no organismo. Os resultados saem entre 5 e 10 dias úteis após a coleta. A “Estação do Homem” funcionará das 7h às 15 horas.

Já no Ambulatório de Saúde do Homem da Unifesp serão oferecidos medição de glicemia, exames de IMC (índice de massa corpórea), peso, altura, circunferência abdominal, PSA (exame de sangue que aponta possibilidade de câncer de próstata) e exames de testosterona. A participação deve ser agendada e é totalmente gratuita. Os exames serão realizados no dia 15 de julho (sexta-feira), das 8h às 12h, no Ambulatório de Saúde do Homem, localizado na Rua Loefgreen, 1596 (Vila Mariana). As inscrições para a realização dos exames são limitadas e podem ser feitas pelo telefone (11) 5573-7141.

Serviço

Teste rápido para diagnóstico de HIV: das 9 às 15 horas.

Local: Sindicato Nacional dos Aposentados (rua do Carmo, 171 – Centro)


"Campanha de prevenção e diagnóstico rápido do HIV"

Horário: das 9 às 15 horas

Local: Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP)

Endereço: Av. Dr. Gastão Vidigal, 1.946, Vila Leopoldina, São Paulo


"Estação do Homem"

ESTAÇÃO DO HOMEM

Horário: das 7h às 15h

Local: Estação Sé do Metrô

Serviços oferecidos: medição de glicemia; exame de IMC (índice de massa corporal), peso, altura e circunferência abdominal; exame de testosterona.

Local: Ambulatório de Saúde do Homem na Unifesp

Horário: 8h às 12h, conforme a seguinte programação:

medição de glicemia; exame de IMC (índice de massa corporal), peso, altura e circunferência abdominal; PSA (exame de sangue que aponta possibilidade de câncer de próstata); exame de testosterona.

Local: Loefgreen, 1596 – Ambulatório do Homem Unifesp

As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo telefone (11) 5573-7141.


Fonte: UOL
------------

Comentários

Postagens mais visitadas