confira as maravilhas do brócolis à nossa saúde!

Brócolis
O brócolis é um vegetal cujas folhas, flores e talos são comestíveis. Ele é um alimento rico em cálcio (importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes), fonte de vitaminas A e C. Além disso, apresenta ácido fólico (indicado para gestantes), selênio e potássio. Esse vegetal tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas contra o câncer de pulmão, cólon e mama.
Além de ser rico em fibras e reduzir o colesterol, ele ajuda a acelerar a eliminação do estrogênio do organismo e é uma excelente fonte de cromo — que ajuda a regular a insulina e o açúcar no sangue.

Ao ingerir o brócolis regularmente, o risco de um homem desenvolver câncer de próstata reduz sensivelmente, especialmente quando há tumores mais agressivos. Os fitoquímicos são componentes que aparecem no brócolis e são conhecidos por proteger contra o câncer. O principal fitoquímico já descoberto é o Sulforafano, que elimina a H Pylori (bactéria responsável por problemas estomacais).
Possui ainda outros compostos ativos, como os isotiocianatos, os flavonóides e os carotenóides, todos considerados guardiões das nossas células. Agem principalmente contra o envelhecimento.
Outro benefício, desta vez apontado por pesquisadores é que é ótimo para diabéticos. Os estudiosos verificaram em células humanas que moléculas presentes nessa verdura protegem os vasos sangüíneos dos maus efeitos provocados pelo excesso de açúcar. O ator principal desta função é, novamente, o sulforafano.
A pesquisa continua com a investigação da função de outras substâncias do brócolis na prevenção de danos nos rins e na retina.

Como consumir o Brócolis?

Brócolis
O brócoli pode ser consumido cru em salada quando muito tenro, ou cozido em salada, sopa, suflês, bolos e refogados. O cozimento deve ser feito em vapor ou em panela tampada com pouca água, pelo menor tempo possível. O cozimento em excesso leva à perda de nutrientes e prejudica a textura. O descongelamento é rápido e feito durante o processo de cozimento e preparo do prato.
Se você não gostar do sabor ou da consistência, prepare um suco. Essa é a melhor forma de extrair todos os benefícios sem precisar comer o brócolis.

Suco de brócolis

Ingredientes:
·                    3 flores de brócolis
·                    2 laranjas
·                    1/2 copo de água
·                    açúcar (melhor não colocar, mas se colocar, dê preferência para o orgânico)
Modo de Preparo:
Bater tudo no liquidificador, coar e tomar imediatamente.
FONTE; belezaesaúde

Comentários

Postagens mais visitadas