Agrião

Escrito por PortalNatural
agriao
·             
                    Vida Saudável
·                                 Plantas Medicinais

Planta medicinal indicada para raquitismo, cálculos, fígado, como expectorante, etc

Outros nomes:
 Agrião d'água

Descrição:
 Planta herbácea. Emite ramos de até 50 ou 60cm de comprimento. Haste ramosa, espessa, suculenta, verde-avermelhada, rasteira.

Uso Medicinal:

É uma planta conhecida, boa para saladas. Deve-se usá-la crua, porque, quando cozida, suas propriedades medicinais se perdem.

O agrião contém um óleo essencial, iodo, ferro, fosfato e alguns sais. Seu uso prolongado tem eficaz efeito depurador do sangue e antiescorbútico. Emprega-se também como ótimo remédio contra a atonia dos órgãos digestivos; como estimulante no escorbuto, escrofulose e raquitismo; como diurético nas hidropisias, nas enfermidades das vias urinárias, nos cálculos; como expectorante nos catarros pulmonares crônicos; como desopilante do fígado. Tomam-se, diariamente, 3 a 4 colheres de sopa de suco de agrião puro ou diluído em água.>


O agrião convém aos diabéticos, porque encerra poucos princípios amiláceos.

Aplicado, em cataplasma, sobre úlceras, apressa sua cicatrização.

Em resultado de algumas experiências, atribuem-se ao agrião propriedades antídotas dos efeitos tóxicos da nicotina.

O suco desta planta, misturado com mel, dá um bom xarope para combater a bronquite, tosse, tuberculose pulmonar.

Os que sofrem de ácido úrico, em virtude de terem comido muita carne, especialmente carne de porco, toucinho, salsichas, etc, devem comer diariamente uma salada de agrião.

Eis uma boa receita: Escolha uns punhados de agrião, em quantidade suficiente para encher um prato. Lave-o bem. Tempere com limão, azeitonas, um pouco de azeite e um pouco de sal. Pronto, está aí um prato fácil e rápido.

A cura desejada - bem entendido - só se alcança sob a condição de se remover completamente a causa do ácido úrico, a saber, as condenadas substâncias venenosas que acima mencionamos, e que erroneamente soem ser chamadas "alimento". O agrião nada pode fazer quando se prossegue no abuso causador do ácido úrico; mas acelera grandemente a cura quando os alimentos cárneos, principalmente os de origem suína, são abandonados.

As mulheres grávidas não devem comer agrião em grande quantidades, pois, em virtude de sua ação sobre a matriz, pode provocar o aborto.

Comentários

Postagens mais visitadas