LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE Lição 02 – CPAD -




LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE

Lição 02 – CPAD                                                                                                     Autor: Osvarela
Palavra-destaque:Prosperar 
Deus é quem faz prosperar os nossos propósitos, quando confessamos nossas falhas e creditamos à Ele o nosso sucesso!” Osvarela
Texto Áureo:
Ne.2.20: Então lhes respondi: O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.
Ne.2.11-18 Cheguei, pois, a Jerusalém, e estive ali três dias.
Então de noite me levantei, eu e uns poucos homens comigo; e não declarei a ninguém o que o meu deus pusera no coração para fazer por Jerusalém. Não havia comigo animal algum, senão aquele que eu montava.
Assim saí de noite pela porta do vale, até a fonte do dragão, e até a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam demolidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo.
E passei adiante até a porta da fonte, e à piscina do rei; porém não havia lugar por onde pudesse passar o animal que eu montava.
Ainda de noite subi pelo ribeiro, e contemplei o muro; e virando, entrei pela porta do vale, e assim voltei.
E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; pois até então eu não havia declarado coisa alguma, nem aos judeus [yehudim – talvez os que voltaram do exílio e tinham mais privilégios, do que os que ficaram na terra;afinal Deus falara para eles prosperarem no exílio;ou os judeus em detrimento dos demais moradores da cidade, nestes tempos pós-exílicos], nem aos sacerdotes [kohanim], nem aos nobres [horim – a nobreza advinda de serem cidadãos livres, respeitado por isto, famílias destacadas, talvez pela origem aristocrática – príncipes ou filhos de reis;incluindo-se aí os oficiais persas judeus ou não], nem aos magistrados [Seganim – aliados dos horim], nem aos demais que faziam a obra[pessoal administrativo].
Então eu lhes disse: Bem vedes vós o triste estado em que estamos, como Jerusalém está assolada, e as suas portas queimadas a fogo; vinde, pois, e edifiquemos o muro de Jerusalém, para que não estejamos mais em opróbrio.
Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, e bem assim as palavras que o rei me tinha dito. Eles disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra.
Etimologia:
Prosperar - v.i. Melhorar de condição, progredir. Ir em aumento, crescer, desenvolver-se.Enriquecer.
Pros.pe.rar - transitivo direto, intransitivo e pronominal
Ter fortuna favorável
Tornar-se próspero; enriquecer
Pros.pe.rar - intransitivo e pronominal
Melhorar; aumentar; desenvolver-se
pros.pe.rar transitivo direto -mostrar-se propício;tornar próspero;tornar eficaz
...a graça prospera seus bons desejos. 
Verbo regular da 1.ª conjugação (-ar)    
Do latim prosperare
משגשג
O que você aguarda de um líder ao lhe fazer uma pergunta sobre um problema a ser resolvido?
Esta é a posição que vamos estudar sobre a face de líder de Neemias.
No momento pelo qual passavam os moradores de Jerusalém é representativa a liderança forte de Neemias, em meio à crise.
Espoliação
Abandono
Pobreza extrema; 1.3. Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão emgrande aflição e opróbrio;
Após serem conduzidos por Zorobabel demonstram, mais uma vez, uma falha da cerviz dos hebreus da época – esquecer o objetivo: reconstruir; desanimo; parar no meio do propósito, ou construir como se não houvesse tempo para realizar a Obra, sem compromisso. ‘...nem aos demais que faziam a obra [uleyéter ‘oséh hammelakhah].
Agora aparece um ‘estranho’ para lhes conduzir em algo difícil, sob a crise instalada;
Prosperidade era algo distante da situação daquele momento.
Para entender o dito de Neemias, como resposta, vou usar algumas informações do Teólogo assembleiano Pr. Esdras Bentho.
Que interpreta a luz da etimologia, o significado de prosperar e seus vocábulos oriundos.
Cinco termos hebraicos que descrevem a prosperidade no Antigo Testamento
1. Tsālēach: a prosperidade como fruto de uma vida bem-sucedida. No Antigo Testamento a palavra hebraica mais comum para descrever a prosperidade é tsālēach, isto é,"ter sucesso", "dar bom resultado", "experimentar abundância" e "fecundidade".
2. Chāyâ: a prosperidade de uma vida longeva. Um outro termo hebraico que descreve a vida próspera é chāyâ. Literalmente a palavra significa "viver" ou "permanecer vivo", entretanto, em certos contextos significa "viver prosperamente":
3. Śākal: a sabedoria que traz prosperidade. Um outro termo muito significativo no Antigo Testamento é śākal. Textualmente significa "ser sábio", "agir sabiamente" e, por extensão, "ter sucesso".
4. Shālâ: o estado de impertubabilidade da prosperidade. O vocábulo procede de uma raiz da qual se deriva as palavras "tranquilidade" e "sossego". O termo significa"estar descansado", "estar próspero", "prosperidade".
5. Dāshēma prosperidade abundante. Este termo é mais frequente nos textos poéticos do que nos prosaicos. Logo, trata-se de um vocábulo poético e idiomático hebreu. Literamente significa "engordar", "ser gordo" e, consequentemente, "ser próspero". 12 DE NOVEMBRO DE 2007-A Prosperidade no Antigo Testamento-2007.
Os Assentados e os Opositores:
Neemias estava numa posição de homem da vez, mas com cartas reais que lhe garantiam autoridade sob Jerusalém na obra de reconstrução.
A gente hebréia assentada na cidade e os opositores queriam saber como ele resolveria a Crise.
Já haviam estado neste empreendimento vários homens, de qualidade.
-Zorobabel
-Jesua
-Ageu
-Zacarias
-Esdras
É aí, que podemos entender as qualidades especiais de Neemias!
Não se conformar com a destruição e oposição, mas colocar a esperança em Deus, reconhecer a sua liderança divina: “e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu,..”
A Diferença da Liderança de Neemias:
1. 4-5. Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu,..e disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto...
6-11. Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos;
-Ele havia pedido a Deus, o essencial: Prosperidade.
Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem.
Aprendemos com Neemias algumas estratégias:
Segredo da ação proposta; ‘...e não declarei a ninguém o que o meu deus pusera no coração para fazer por Jerusalém. E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; pois até então eu não havia declarado coisa alguma, nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos demais que faziam a obra’.
Veja quanta gente importante ele não apresentou o seu Plano, dado por Deus:
Nem aos judeus – significa ao povo, estes já estavam desanimados e desacreditavam em sucesso da sua empresa;
Nem aos sacerdotes – os mesmos já havia perdido o sentido do culto e de serem atalaias exortativos do povo;
Nem aos nobres – basta ver a reconstrução dos Muros que você vai ver a posição de uma parcela deste;
Nem aos magistrados – estes mais preocupados com seus abuso sob um povo empobrecido;
Nem aos demais que faziam a obra- os que realizavam a Obra estavam desanimados, ao ver a pouca progressão da Obra e a falta de um Plano correto, sem rumo e direção.
Era um momento de desespero e e ruína por toda a parte de Jerusalém, sob forte oposição, a impedir a valorização do moral hebreu.
Conhecer o desafio sem ninguém que possa influenciar seus planos; ‘Ainda de noite subi pelo ribeiro, e contemplei o muro...’
Ter uma equipe de confiança;
Então de noite me levantei, eu e uns poucos homens comigo; Mt.26. 37. E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu [Tiago e João], começou a entristecer-se e a angustiar-se.
Mc.14 33 E levou consigo a Pedro, a Tiago e a João
Usar um horário no qual muitos estão dormindo, para realizar com sabedoria a análise da crise. ‘Assim saí de noite pela porta do vale...’
Respondendo como Líder:
Ao Povo:
O que dizer a um povo dominado pelo opróbrio e com a cerviz quebrada, pelo jugo do reino persa.
Um povo tutelado, em sua própria Terra Santa;
Um povo oprimido pelos vizinhos opositores.
Um povo que esquecera até o seu próprio idioma, falavam o aramaico [fato que durou, até mesmo aos tempos de Jesus – foi uma marca impregnada no povo hebreu, de forma duradoura];uma forma de domínio de um povo escravizado era desautorizar os costumes e a língua materna.
Nota: A escrita e literatura, entre os hebreus, povo de língua semita, surgiu muito cedo através de uma escrita própria. A arqueologia revelou a existência da escrita a partir de meados do segundo milênios a. C., (época do Êxodo). Aos poucos, porém eles foram substituindo, em sua escrita a sua língua original pelo aramaico, que era a língua comercial e diplomática do Oriente, próximo na antiguidade. O alfabeto hebraico atual é uma variedade do aramaico, que juntamente com a língua aramaica tornou-se muito difundido, suplantando os outros alfabetos e línguas semitas. Fonte: Só História
Discurso de Um Líder:
Otimismo
Então eu lhes disse: Bem vedes vós o triste estado em que estamos, como Jerusalém está assolada, e as suas portas queimadas a fogo;
Usando o próprio Exemplo:
A Mão de Deus
As Palavras e Cartas do Rei
Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, e bem assim as palavras que o rei me tinha dito.
Apresentando Um Plano: veremos na próxima lição.
Um Convite de Exortação:
Motivação – Arma de Uma Liderança Sábia.
Vinde, pois, e edifiquemos o muro de Jerusalém, para que não estejamos mais em opróbrio.
Palavras de um Líder Mudam o Ânimo:
Eles disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos.
Quando o povo e a liderança dizem estas palavras, mostra que o discurso de Neemias havia atingido os seus corações e a primeira parte estava realizada: Mudar o humor do povo, da tristeza e desanimo para ânimo e vontade de realizar a Obra!
Deus na frente – Espiritual:
Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável
A Oposição:
A oposição se revoltou ao saber que Neemias conseguira a adesão de todos, em torno de seu plano, dado por Deus.
Primeira acusação quando você se torna realizador de algo na Igreja é aparecerem os opositores e tentarem te apontar como desafiador da autoridade do Líder principal: 4.2. ...Fortificar-se-ão?
Foi assim com Jeremias e com todos que se manifestaram, em algum momento de crise. Quereis rebelar-vos contra o rei?
Mas, eles como Golias, anos depois iriam ouvir de quem se opunham, a reposta correta, a resposta de um Líder confiado unicamente em seu Deus.
Eles achavam que a oposição faria o novo líder da reconstrução de Jerusalém viria confiado apenas, nas cartas do Rei.
É a Cris querendo desanimar, quem chega a algum lugar para reconstruir;
É a oposição que intimadora;
É a face da Crise, como nos já estudamos, que se mostra desafiadora.
Se você estiver nesta situação siga a formula de Neemias, para responder a oposição.
Declare Vitória:
Prosperidade é a palavra de Deus para nossa reconstrução
Veja que pergunta os opositores fazem a Neemias:
A Síndrome da Oposição:
A síndrome da oposição é questionar tudo o que se realiza.
Não para ajudar, mas para desvanecer a cerviz dos fracos.
O que é isso que fazeis?
A oposição está sempre atenta a qualquer movimento de reconstrução.
Dentro da Igreja.
No seio da sociedade;
Na vizinhança;
No seio dos mais fortes;
Isto se demonstra em forma de zombaria, ira, descrédito, ironia e tentativa de se juntar aos que estão construindo, emulação.
Desconstrução:
Um termo em voga, mas já usado pelos opositores de Neemias.
Eles tentaram desconstruir a tese de possibilidade do plano de construção de Neemias, como uma técnica que não resultaria em nada e ser fadada a queda, pois o método construtivo e a rapidez da execução poria por terra a Obra.
Rapidez da Obra:
1 Ora, quando Sambalate ouviu que edificávamos o muro, ardeu em ira, indignou-se muito e escarneceu dos judeus;
2 e falou na presença de seus irmãos e do exército de Samária, dizendo:
Que fazem estes fracos judeus?
Fortificar-se-ão?
Oferecerão sacrifícios?
Acabarão a obra num só dia?
Vivificarão dos montões de pó as pedras que foram queimadas?
Uma raposa derrubará estes muros: 4.3.Tobias, o amonita, que disse: Ainda que edifiquem, vindo uma raposa derrubará o seu muro de pedra.
Os muros foram acabados, com suas portas em 52 dias. 6.15. Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de elul, em cinqüenta e dois dias.
Nas vária forma de suas culturas:
Sambalate, o horonita –
Sambalate é o velho opositor.
Como informamos no Estudo sobre o Livro de Neemias, Sambalat era governador de Samaria ao qual a história da região escrita em um papira por Delaya e Shememya aos filhos de Samabalte tem data do 17º ano de Dario Histaspes – Dario I.
Este período de cerca de 11 anos após a conclusão do Templo e de 58 anos antes da chegada de Neemias.
Deveria ter, ao afrontar a Neemias e ameaçá-lo cerca de 85 a 90 anos de idade .
Horonita por ter provavelmente nascido em Bete-Horom ou Horonam, provavelmente de Moabe. Is 15:5; Je 48:3-4. Voz de grito de Horonaim, ruína e grande destruição!Está destruído Moabe; seus filhinhos fizeram ouvir um clamor.
A Síndrome de Moabe era a destruição.
- Tobias, o servo amonita. Jeová é bom.
Tobias era amonita: os amonitas eram descendentes do segundo filho de Ló e também foram grandes inimigos dos israelitas. Tobias usava sua grande influência para se opor aos judeus.
Exitem algumas hipóteses sobre Tobias – uma de que ele era de uma família nobre ‘os tobíadas’;judeu e com influencia sobre os sacerdotes;
Esta influencia pode se encontrar no capítulo 6. 17-19. Além disso, naqueles dias os nobres de Judá enviaram muitas cartas a Tobias, e as cartas de Tobias vinham para eles. Pois muitos em Judá estavam ligados a ele por juramento, por ser ele genro de Secanias, filho de Ará, e por haver seu filho Joanã casado com a filha de Mesulão, filho de Berequias.Também as boas ações dele contavam perante mim, e as minhas palavras transmitiam a ele. Tobias, pois, escrevia cartas para me atemorizar.
Esta é a oposição a ser temida:
A oposição do Altar.
Não pode impedir a Prosperidade da Obra.
1.10. O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, ficaram extremamente agastados de que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.
Nee.13. 1 Naquele dia leu-se o livro de Moisés, na presença do povo, e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na assembléias de Deus;
A outra hipótese ele deveria ser um alto funcionário persa que ajudava e dava apoio a Sambalate no governo provincial. Fonte: REFORMAS DE NEEMIAS, AS: A RECONSTRUÇAO DE JERUSALEM E A REORG. DE JUDA... Por Rudi Tünnermann
Talvez tenha sido responsável pela província de Judá, enquanto esta estava como um distrito da Samaria.
Ne.13. 4-7. Ora, antes disto Eliasibe, sacerdote, encarregado das câmaras da casa de nosso Deus, se aparentara com Tobias, e lhe fizera uma câmara grande, ...os dízimos dos cereais, do mosto e do azeite, ... como também as ofertas alçadas para os sacerdotes. [...] porque no ano trinta e dois de Artaxerxes, rei da Babilônia, fui ter com o rei; [...] soube do mal que Eliasibe fizera em servir a Tobias, preparando-lhe uma câmara nos átrios da casa de Deus.
Gesem, o arábio.
Segundo Frank M. Cross atuava ao sul da província de Judá, o que lhe impediria seus planos expansionistas com o apoio de Sambalate. E conseguiu formar uma Confederação árabe – uma Liga – dominou uma extensa área ao Leste, Oeste e Sul do Mar Morto – Edom e Moabe e região.
Tem gente entre nós que se une com outros para impedir a nossa prosperidade ministerial, mas O Deus do eu está conosco!
O seu poder se estendia até aos limites do Egito. Uma posição estratégica conforme já explicitamos no Resumo do Livro.
19 O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesem, o arábio, zombaram de nós, desprezaram-nos e disseram:
O que é isso que fazeis?
Quereis rebelar-vos contra o rei?
Ne.2.20: Então lhes respondi: O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.
A posição geográfica dos Muros.

A arqueologia considera que os muros antes dados como dos jebusitas, na realidade são muros do período persa, ou seja, o período neemistico de reconstrução;
A cidade de Jerusalém à época de Neemias estava cercada de muros , na região da colina sudeste e a colina do templo.
Neemias, segundo as pesquisas arqueológicas de K.Kenyon ergueu os muros mais a oeste, no cume da colina Sudeste.
A população em Jerusalém e região, nesta época era esparsa devido ao exílio. 7. 4. Ora, a cidade era larga e grande, mas o povo dentro dela era pouco, e ainda as casa não estavam edificadas.
O retorno dos exilados era vagaroso e em levas pequenas –
Os Elementos de segurança – as plataformas no aclive leste da colina -  dos Muros eram esparsos e havia falta de infra-estrutura, fato usado na desconstrução por Sambalate.
Seria fácil com catapultas atirar por cima dos muros.
O túnel construído por Ezequias eliminou o problema de água potável na cidade, serviu de reforço de segurança da cidade junto ao acesso da Fonte de Gion, no vale.
Dado Demográfico:
Na cidade deveria morar cerca de 5.000 habitantes.
A cidade estava instalada na Colina Sudeste numa estreita faixa de terra.
Conclusão:
4. 15 Quando os nossos inimigos souberam que nós tínhamos sido avisados, e que Deus tinha dissipado o conselho deles, todos voltamos ao muro, cada um para a sua obra.
A prosperidade dada nas mãos de Neemias se revelou através da queda de todos que se levantaram contra ele.
Na conjunção de todos ao empreendimento.
No apoio a Obra
Mesmo sendo uma cidade destruída e sem portas, Deus deu sabedoria e liderança a Neemias para que estes impedimentos fossem derrubados e como Deus é Deus de edificar se edificou a Obra, com:
Dedicação.
4. 13 Pelo que nos lugares baixos por detrás do muro e nos lugares abertos, dispus o povo segundo suas famílias com as suas espadas, com as suas lanças, e com os seus arcos.14 Olhei, levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: Não os temais! Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai por vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossas mulheres e vossas casas.15 Quando os nossos inimigos souberam que nós tínhamos sido avisados, e que Deus tinha dissipado o conselho deles, todos voltamos ao muro, cada um para a sua obra.
Divisão de tarefas;
União;
Na presença de Deus
Na divisão da Turmas, para que ninguém se cansasse e a obra parasse por falta de gente para realizá-la;
Sabedoria: Deus sempre tem uma reserva de joelhos prontos, para substituir os que precisam de descanso temporário;
Assim foi com Elias e assim será com você e eu.
Na atenção as tarefas a serem realizadas, mas com:
Visão de Guerreiro: 4. 16-17. Desde aquele dia metade dos meus moços trabalhavam na obra, e a outra metade empunhava as lanças, os escudos, os arcos, e as couraças; e os chefes estavam por detrás de toda a casa de Judá. Os que estavam edificando o muro, e os carregadores que levavam as cargas, cada um com uma das mãos fazia a obra e com a outra segurava a sua arma;
E sob a liderança do Deus dos Céus, que os fez Prosperar.
Obra de reconstrução e a liderança de Neemias o fez declarar que Samaria não tem mais parte com Judá e nem pode participar de seus cultos.
Rompeu-se a última cadeia que impedia a prosperidade: O Culto misto.
Neemias diz:
Ne.2.20: Então lhes respondi: O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.
 “E para vós não existe parte [comunhão], nem direito nem memorial [culto; altar] em Jerusalém”
Os termos usado são transliterados como: vlakhém ‘en heleq usedaqah vezikaron birushalayim’
heleq – parte; deesmembramento político.
sedaqah - direito
zikaron – memorial;não há mais culto ou memorial para Samaria em Jerusalém;
a Prosperidade chegou com o rompimento da relação com a mistura.
É o que Deus quer para nós e nossas Igreja.
É tempo de Prosperidade e Liderança do Povo de Deus.
Fontes no corpo do Estudo.
Outras:
Bíblia Dake
Bíblia Explicada – CPAD
Bíblia Plenitude
Bíblia digital – cortesia Tio Sam

Comentários

Postagens mais visitadas