Comer bem durante a gravidez evita doenças para o feto


POR GARDÊNIA CAVALCANTI
Rio - Mulheres grávidas que comem frutas, verduras e cereais integrais têm um risco reduzido de ter bebês com deficiência do tubo neural, como espinha bífida ou lábio leporino. A constatação foi feita graças a um dos primeiros estudos que analisa a relação da dieta feita pelas mães e problemas no nascimento.

A pesquisa significa que não basta apenas tomar ácido fólico, vitamina do complexo B que evita em até 40% os defeitos do tubo neural. De acordo com o estudo, a substância não é suficiente para diminuir drasticamente os casos.

"Precisamos continuar procurando respostas", diz Suzan Carmichael, principal autora do estudo publicado esta semana na revista especializada Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.


Carmichael decidiu olhar para a importância da nutrição em geral em vez de focar em um único nutriente, como o ácido fólico.

Os pesquisadores estudaram 6.147 mães de recém-nascidos sem qualquer doença e 3.411 mães de bebês nascidos com deficiência do tubo neural ou lábio leporino.

Eles descobriram que mulheres que ingeriram uma dieta de melhor qualidade tiveram até 50% menos chances de ter um bebê com anencefalia, defeito de nascença em que o cérebro não se forma completamente. Além disso, as participantes da pesquisa tiveram até 20% menos chances de ter um bebê com espinha bífida e até 30% menos probabilidade de dar à luz uma criança com lábio leporino ou fenda palatina do que as mulheres que fizeram dietas de baixa qualidade. 

As dieta proposta pelo estudo era a base frutas, legumes e grãos e menos gorduras saturadas e doces.
fonteodiamulher

Comentários

Postagens mais visitadas