terça-feira, 11 de outubro de 2011

Atividade Física na Menopausa


Atividade Física na Menopausa


Emagrece e melhora a qualidade de vida.
A prática de atividade física feita pela mulher quando esta chega ao período da menopausa está relacionada com a melhora de sua saúde e qualidade de vida. Muitos estudos vêm comprovando e mostrando a importância da atividade física no período pré, pós, e durante a menopausa (ou climatério).

Qual a diferença entre menopausa e climatério?

O climatério representa a transição da vida reprodutiva para a vida não-reprodutiva da mulher.
Dentro desse período ocorre a menopausa que corresponde à última menstruação. Nesse período, o ovário perde a sua função, deixa de produzir óvulos, sofrendo alterações morfológicas e endócrinas.
São considerados estágios do climatério:

• o período pré-menopausa,
• o momento da menopausa e
• o período pós-menopausa.
Climatério, chamado normalmente apenas de menopausa não quer dizer terceira idade, envelhecimento; mas sim o término da fase reprodutiva da mulher.  Pode ser uma época da vida cheia de ganhos se vier associada à hábitos de vida saudáveis (dieta equilibrada, alegria de viver, etc) e atividade física regular.
Apesar de ser reconhecida há séculos, a menopausa é considerada um fenômeno da mulher moderna. Atualmente, mais mulheres estão chegando ao climatério e vivendo cerca de um terço da sua vida neste período. Isto devido à melhora dos cuidados médicos que vem proporcionando o aumento da longevidade.

Corpo de mulher na menopausa e os exercícios físicos

O corpo da mulher passa por diversas modificações com a diminuição na produção de estrogênio que ocorre durante a menopausa. Um programa de exercícios físicos traz para o corpo da mulher benefícios universalmente conhecidos assim como benefícios específicos relacionados com os sintomas característicos.
Menopausa
Identificar as atividades físicas que possam ter efeito positivo na qualidade de vida da mulher na menopausa tem se tornado cada vez mais importante. Daí a indicação do exercício físico para amenizar alguns dos sintomas que a diminuição estrogênica ocasiona:
• Ondas de calor,
• Dor nas articulações,
• Fadiga,
• Depressão,
• Alterações do estado de humor,
• Insônia,
• Perda de libido. Até neste sintoma a atividade física é eficaz, pois uma mulher que se sente bem fisicamente está mais segura e mais disposta para uma relação sexual satisfatória.
A prática regular de atividade física das mulheres na menopausa promove:
• Redução na gordura corporal,
• Melhora nos parâmetros metabólicos,
• Diminuição de risco cardiovascular,
• Melhora da resistência imunológica,
• Aumento da densidade mineral óssea,
• Bem-estar psíquico e
• Redução do risco de câncer de mama;
A atividade física minimiza o impacto e manifestação dos sintomas desta nova etapa da vida da mulher.
A intensidade, a duração e tipo de exercício físico ideal para atingir esses benefícios ainda são muito contraditórios entre os estudos.
Apesar disso, a atividade física de intensidade moderada,três a cinco vezes na semana, preferencialmente associada a uma dieta nutricional adequada, é importante para a saúde e qualidade de vida da mulher e é capaz de minimizar os sintomas e reduzir os fatores de risco de doenças crônicas associadas com o climatério/menopausa.

BBel 

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QUE DEUS TE ABENÇOE ! JESUS TE AMA E QUER TE LEVAR PARA O CÉU .

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