Conheça os alimentos magros que ajudam a manter o bom humor


A serotonina é um neurotransmissor que melhora o humor, embala o sono e alivia a dor. Aprenda então a melhorar os níveis dele no organismo e viva melhor!


Marcia Di Domenico
A beterraba dá sensação de bem-estar. Crédito: Getty Images.
Que tal misturar nutrientes e alegria no mesmo prato? Será possível? Sim! Uma comida saudável pode fazer muito mais do que deixar seu organismo em ordem. Ela também é capaz de tornar você mais feliz.
O que você deve fazer? A ideia é consumir alimentos que aumentam os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina do corpo. Essas substâncias são a chave para a felicidade: promovem uma boa comunicação entre as células no cérebro e são responsáveis pela sensação de bem-estar.
Veja aqui uma listinha de alimentos que melhoram o humor e ainda ajudam a emagrecer. As sugestões, publicadas na revista GLOSS, são do nutrólogo Eclésio Bragança e dos nutricionistas Christiano Merheb, Neka Mena Barreto, Salete Brito e Thaís Souza.
Arroz preto
Como todo carboidrato, libera insulina no sangue e facilita a entrada do triptofano no cérebro. Essa substância é o principal componente da serotonina. Sua vantagem é que demora mais a ser digerido e aumenta a sensação de saciedade. Assim você fica com menos fome e emagrece. Cerca de 100 g contêm 345 calorias.


Baru

Você já ouviu falar dessa castanha? Ela vem lá do cerrado brasileiro e tem um gosto que lembra o do amendoim. O baru é tudo de bom, pois tem ômega-3 e selênio, anti-inflamatórios e antioxidantes que ajudam na regulação do humor. Só tome cuidado para não exagerar na porção, pois 100 g têm 502 calorias!

Beterraba

Rica em proteínas e vitaminas do complexo B, acalma e ajuda a converter a glicose em energia, aumentando o ânimo. Esse legume vai bem em saladas, sopas, sucos e dá até para fazer nhoque! Além de tudo é pouco calórico: 100 g contêm 46 calorias.
Grão-de-bico
É repleto de sais minerais, como cálcio, ferro e magnésio. Também tem triptofano, que proporciona sensação de bem-estar, satisfação e prazer. Tudo de bom, né! Quatro colheres de sopa desse grão (100 g) têm 184 calorias.

Folhas verde-escuras

Que tal incluir na sua dieta vegetais como agrião, couve, rúcula, espinafre, almeirão e brócolis? Se ingeridas cruas, elas têm ácido fólico, substância que interage com a serotonina e com a noradrenalina, deixando seu humor nas alturas. E o melhor: essas verdurinhas têm pouquíssimas calorias!
Trigo germinado
Esse alimento é cheio de B6 e E, vitaminas importantes para a formação de serotonina e dopamina. Melhora a sensação de cansaço e dminui a vontade de comer doces. Bom para quem está de dieta! Cerca de 100 g contêm 213 calorias.
Quer experimentar algumas receitinhas com esses alimentos do bem? Prove duas sugestões do MdeMulher: o sanduíche de beterraba e agrião e a salada de grão-de-bico. Sua mente e seu estômago ficarão felizes!



Foto: Dreamstime


1. Masque chiclete

Exercícios físicos são antidepressivos conhecidos, mas não precisam fazer você suar. O ato de se distrair com uma goma de mascar na boca já é o suficiente para estimular a serotonina, reduzir a fome e relaxar, diz a pesquisadora americana Carol Hart no livro "Segredos da Serotonina" (editora Cultrix).

2. Ouça música

Além de elevar a serotonina, ouvir música reduz os níveis de cortisol, hormônio do stress. Sons lentos diminuem a frequência cardíaca e atuam como calmantes naturais. Batidas aceleradas funcionam para liberar a tensão cantando e dançando.

3. Tome sol

Você fica sonolenta, o pique cai e a vontade de comer aumenta no inverno? Culpa da falta de luz solar, que eleva naturalmente a produção de serotonina. Procure tomar cerca de 15 minutos de sol diariamente durante a estação
.fontemdemulher

Comentários

Postagens mais visitadas